Smartlog vai implementar o seu AutoStore no bilstein group em Portugal

A Smartlog, fornecedora de soluções de automatização intralogística, reforça a sua presença em Portugal com a implementação do seu primeiro sistema AutoStore no país para o bilstein group. Esta solução segue o modelo desenvolvido em Saragoça e permitirá à filial portuguesa otimizar as suas operações logísticas, aumentando a “eficiência e a capacidade de resposta no mercado”.

O bilstein group é um dos principais fabricantes e distribuidores alemães de peças mecânicas e elétricas para automóveis de passageiros e veículos comerciais, com uma forte presença na Europa. A sua filial em Portugal, localizada perto de Lisboa, gere um elevado volume de referências e desempenha um papel fundamental na distribuição aos concessionários nacionais de peças sobressalentes, que por sua vez fornecem lojas multimarca e oficinas

A solução integral desenhada pela Smartlog para o bilstein group Portugal inclui o AutoStore, uma tecnologia robot para armazém e preparação dos pedidos. Com 20 robots e uma capacidade num total de 40.000 peças, o sistema reduz os tempos de espera e otimiza o fluxo de trabalho. “A instalação dispõe ainda de tecnologias para melhorar a precisão da preparação, garantindo uma operação ágil e sem erros”.

A Smartlog integrou ainda o Galys, o seu software proprietário de gestão de armazéns, que permite um “controlo total dos processos logísticos, melhorando a disponibilidade, a produtividade e o nível de serviço”.

O AutoStore é um sistema robótico de armazenamento e recolha de pedidos num cubo que permite armazenar e gerir de forma ótima e rápida as tarefas de picking. Foi concebido para lidar com grandes volumes de produtos de movimento rápido e lento, picking de elevado rendimento e operações que requerem uma elevada densidade de armazenamento. Os robots inteligentes do AutoStore processam os pedidos, localizam os contentores que contêm os itens solicitados e transportam-nos para os postos de trabalho das pessoas para preparação final.

Com a implementação desta tecnologia, o bilstein group em Portugal alcançará alta densidade e eficiência ao multiplicar a capacidade de armazenamento num máximo de 400%, fiabilidade, garantindo 99,7% de disponibilidade operacional, minimizando as interrupções, aumento da produtividade, através do aumento de eficiência de picking até 2,5 vezes, reduzindo os tempos de picking, flexibilidade e escalabilidade, o design modular permite-lhe adaptar-se às necessidades futuras, redução de erros e melhoria do serviço ao cliente, assegurando entregas mais rápidas e mais exatas, e enfoque na sustentabilidade.

Joaquim Candeias, Diretor Geral da Ferdinand Bilstein Portugal S.A., afirma: “Após o sucesso em Saragoça, vimos uma clara oportunidade de replicar esta solução em Portugal. Com a AutoStore podemos oferecer o melhor serviço aos nossos clientes, de forma mais rápida e com maior Eficiência, e reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade e inovação. Esta solução prepara-nos para enfrentar os desafios do futuro e abre um precedente para a futura automatização no país.

Também Beñat Irazustabarrena, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para a Europa, afirmou que: “A implementação da nossa primeira AutoStore em Portugal reforça o nosso compromisso de oferecer soluções intralogísticas avançadas no país. Com este projeto, consolidamos a nossa presença no mercado português e continuamos a posicionar-nos como o parceiro estratégico de referência para as empresas que procuram Eficiência, Inovação e Sustentabilidade nas suas transações”.

Written by