Participação portuguesa na Transport Logistic 2015 com saldo positivo
12 de Maio de 2015
Mais de 55.000 profissionais de 124 países e 2050 expositores de 62 países marcaram presença na 15ª edição da Transport Logistic, que decorreu na passada semana em Munique. A participação de um stand colectivo de Portugal, numa iniciativa inédita da Logística Moderna, revelou-se “um sucesso”.
Nas palavras de Filipe Barros, managing director da Logística Moderna, “pela primeira vez Portugal fez-se representar na maior feira de logística mundial com um pavilhão colectivo, cujo projecto foi inteiramente organizado pela Logística Moderna, em parceria com a Feira de Munique”. Os resultados “foram muito bons, com muitos contactos comerciais e exploratórios para as empresas que quiseram fazer parte desta primeira experiência”.
Carlos Sousa Indústria, Mota Engil Logística, Porto de Lisboa, TAP Cargo e Torrestir foram as empresas que decidiram apostar nesta iniciativa e que, segundo Filipe Barros, “reconheceram a importância de participar a este nível na maior feira do sector do mundo”.
Entre os objectivos centrais desta iniciativa, o responsável destaca o facto de se poder “mostrar a todo o universo logístico que Portugal também tem muito players no sector da logística e até mostrar ao mercado logístico que a economia do país está a recuperar e preparada para lidar com a exigência do mundo na cadeia de abastecimento”. Com a visita e interesse por parte de muitos participantes internacionais, fica a “sensação de que se levou o nome de Portugal um pouco mais longe”.
Destaque ainda para a “alta participação” no cocktail organizado no segundo dia da feira, o qual contou com a presença de representantes internacionais de Espanha, Holanda, Bélgica, Estónia, Bulgária, Itália e Turquia, entre outros, bem como de autoridades portuárias europeias e empresas ligadas ao shipping, logística e actividade transitária. Portugal também esteve bem representado com a presença de perto de 100 profissionais nacionais que visitaram o stand.
A próxima edição, que decorre entre 9 e 12 de Maio de 2017, já está a ser pensada. “A ideia é voltarmos a ter a representação de Portugal na feira, com a certeza que os 120m2 desta edição não chegarão para o número de empresas e entidades que já demonstrou interesse em participar com espaço físico”. Além das melhorias ao nível do layout do stand, Filipe Barros salienta a importância de apostar no evento numa lógica de cluster e numa localização ainda mais central, permitindo estar ao lado dos grandes stands de representação de outros países. Conforme remata, “não participar na Transport Logistic é passar ao lado de um grande evento de logística”.