“O nosso objectivo é tornar o Porto de Leixões numa opção competitiva para os sistemas logísticos”
29 de Julho de 2015
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), inaugurou hoje os pólos 1 e 2 da nova Plataforma Logística do Porto de Leixões, um investimento total previsto de €165M, dos quais 85 milhões de Euros foram já concretizados.
Este é um projeto que pretende otimizar as excelentes condições para a atração e fixação de polos logísticos e de distribuição no Porto de Leixões, tornando-o numa plataforma de valor acrescentado a nível ibérico.
“O nosso objectivo é tornar o Porto de Leixões numa opção competitiva para os sistemas logísticos e de transportes de mercadorias, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento económico e social do país”, afirma Brogueira Dias, presidente da APDL.
O pólo 1, com localização privilegiada para actividades de armazenagem e (des)consolidação de cargas, conta com 15 lotes, 50% dos quais já comercializados, estando 4 já contratualizados: o lote 15 (9500m2) com a Warelog; o lote 5 (4600 m2) com Kartel; o lote 3 (7000m2) com a FP Leixões e um outro com a Zaldesa – Plataforma Logística de Salamanca.
O pólo 2, plataforma de excelência para tráfegos portuários e actividades logísticas, tem já 21500m2 contratualizados com a Luís Simões, que vai ocupar 2 dos 14 lotes disponíveis, assim como com a Espaçotrans, que ocupará um lote de 18000m2.
Este pólo receberá também o futuro Terminal Ferroviário Intermodal, associado à Plataforma Logística, plano ainda em estruturação da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (antiga REFER).
O Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, foi o representante do Governo na cerimónia inaugural da nova Plataforma Logística.