Franceses já têm “Uber” para as mercadorias
22 de Julho de 2015
Seguindo o modelo do Uber, a start-up francesa Deliver.ee desenvolveu um algoritmo que permite aos consumidores receberem as suas mercadorias em menos de três horas.
A start-up francesa Deliver.ee (pronuncia-se Delivery) já está a operar em 10 cidades francesas: Paris Lille, Bordéus, Lyon, Marselha, Nice, Toulouse, Nantes, Estrasburgo e Rennes, consistindo numa rede profissional de entregas.
A empresa, em tudo semelhante a uma central de compras, desenvolveu uma tecnologia própria, baseada num algoritmo de optimização de “pick-up and delivery”. O segundo algoritmo desenvolvido é o que a diferencia e assegura a ligação entre a necessidade do cliente e a sociedade de compras.
A Deliver.ee faz entregas aos seus clientes das zonas urbanas “ponto a ponto”, sem que as mercadorias passem por um centro de triagem ou cross docking, no prazo de uma a três horas, até 100 km, a pé, de bicicleta, trotinete de carga ou veículo comercial, um modo de operação que explica o facto da Deliver.ee não ter previstos quaisquer investimentos em espaços logísticos urbanos. Apoiam-se sobretudo nas redes já existentes de outros transportadores e distribuidores. No caso de Paris, por exemplo, são mais de 500 os transportadores e estafetas que trabalham com a Deliver.ee que, na escolha de parceiros dá prioridade aos veículos não poluentes, privilegiando a solução com melhor desempenho, eficiência e custo.
A Deliver.ee faz entregas B to C, mas também B to B e C to C e na sua carteira de clientes já conta com nomes como Fnac, ChampMarket (venda de champagne on line), Ma P’tite Culotte.com (lingerie) ou as Galerias Lafayette (BHV). Mas a pequena empresa não se quer ficar por ali e no seu horizonte de desenvolvimento estão as grandes capitais europeias já a partir de 2016.