Eficiência logística e dados fiáveis essenciais à credibilidade de soluções mobile e a vendas
21 de Abril de 2015
Rápido, fácil, seguro e directo. É assim o futuro próximo das interacções entre marcas e consumidores através do telemóvel – que influencia já perto de 25% das compras.
Numa sessão dedicada à eficiência e à colaboração, a montante na cadeia de valor, e a soluções seguras e credíveis, a jusante (B2C) – por exemplo, e-cupões de desconto –, “o acesso a dados fiáveis, seguros e certificados é essencial à concretização de uma venda”, assegura João de Castro Guimarães, Diretor-Executivo da GS1®Portugal.
“Inovação e colaboração. É isso mesmo a GS1, provavelmente a entidade mais inovadora dos últimos quarenta anos”, afirmou Jacques Reber na abertura do 3.º Seminário Internacional de Boas Práticas Colaborativas, iniciativa da GS1 Portugal que decorreu terça-feira, 14 de Abril, na sede da Nestlé Portugal.
Para o anfitrião e Diretor-Geral da líder mundial em Alimentação, Nutrição, Saúde e Bem-Estar, “não podemos alocar nenhum cêntimo à ineficiência. Podem contar com a colaboração da Nestlé e o papel da GS1 [de aportar eficiência] é fundamental”.
“Trinta anos de sucessos, trinta anos a apoiar as cadeias de valor em Portugal. O código de barras da GS1 mudou o mundo e tem um impacto brutal sobre as economias. No entanto, existem, actualmente, desafios no digital que exigem uma resposta conjunta, em colaboração”, concluiu Jacques Reber. De facto, acrescentou o promotor da iniciativa e Diretor-Executivo da GS1®Portugal, “o código de barras foi um factor de disrupção no mundo da distribuição, mas, hoje, disponibilizamos às marcas nossas associadas soluções de codificação e rastreabilidade normalizadas (B2C; físicas e digitais) ‘à medida’ dos seus negócios e dos seus consumidores”.
O telemóvel e as tecnologias online e mobile estão a transformar a Produção e o Retalho, exigindo, a montante e ao longo de toda a cadeia de abastecimento, dados de qualidade, eficiência e boas práticas colaborativas. Talvez por isso, “78% das pesquisas online resultam em compras offline, algo com um profundo impacto sobre as receitas”, como destacou Agustin Calvo, VP Business Development da ScanBuy, empresa global que, em colaboração com a GS1 Portugal, está a lançar uma aplicação mobile (APP) para marketeers e consumidores.
“Os analytics e insights que a APP ScanLife (scanlife.com) fornece, apoiados em dados de produto certificados pela GS1, vão permitir aos marketeers ajustar e valorizar as suas propostas e optimizar as interacções com o consumidor”, assegura o responsável da ScanBuy. Por outro lado, termina Agustin Calvo, “ao integrar os dados de produto certificados pela GS1, disponíveis na plataforma de sincronização Sync PT [a qual, de forma colaborativa, permite interacções seguras e credíveis entre os diversos operadores na cadeia de valor, do fabricante ao retalhista e ao consumidor, e conta já com 800 empresas e 59.000 fichas de produto], trará para as compras móveis um factor de confiança essencial às decisões de compra do consumidor.