APDL inaugura plataforma logística do porto de Leixões
4 de Agosto de 2015
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) inaugurou os pólos 1 e 2 da plataforma logística do porto de Leixões, obra que contempla um investimento total de cerca de 165 milhões de euros, dos quais 85 milhões já foram concretizados.
O pólo 1 tem, segundo a APDL, localização privilegiada para actividades de armazenagem e consolidação e desconsolidação de cargas, conta com 15 lotes, 50% dos quais já comercializados, estando quatro contratualizados à Warelog (9.500m2), Kartel (4.600m2), FP Leixões (7.000m2) e Zaldesa – Plataforma Logística de Salamanca.
Já o pólo 2, classificado pela APDL como uma “plataforma de excelência para tráfegos portuários e actividades logísticas”, estando contratualizados 18.000m2 à Espaçotrans, empresa de gestão de entrepostos aduaneiros, participada em 70% pela Luís Simões. É neste pólo que está localizado também o novo centro de operações da Luís Simões, com uma área total de 20.000m2, 34 cais e capacidade para 32.000 paletes. A empresa conta ainda com um edifício para funções administrativas e actividades de co-packing, entre outras.
Este pólo receberá ainda o futuro terminal ferroviário intermodal, associado à plataforma logística, plano ainda em estruturação da responsabilidade da Intraestruturas de Portugal, antiga REFER.
“o nosso objectivo é tornar o porto de Leixões numa opção competitiva para os sistemas logísticos e de transportes de mercadorias, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento económico e social do país”, salienta Brogueira Dias, presidente da APDL.