A ALB decidiu reforçar a sua presença da região da Extremadura espanhola, através da ampliação do seu parque de Badajoz. A empresa apostou a criação de um novo parque, localizado na zona de Vale de Torres.
Com cerca de 20.000m2 e capacidade de armazenagem de 6.000TEUS, o parque é servido por duas linhas ferroviárias, movimentando, actualmente, três comboios por semana.
Este junta-se aos investimentos realizados pela empresa nos últimos meses. Importa salientar que a empresa adquiriu recentemente 12 tablets, instalados com um software que permite a optimização da movimentação de cargas e melhoria da gestão do parque de máquinas. O sistema permite ter acesso, em tempo real, ao mapa do parque, posição e localização de contentores, nome do cliente/armador, hora de registo, entre outras. O sistema está em testes no parque da Bobadela, em Lisboa, e deverá ser estendido aos parques da ALB em Leixões/Aveleda, Setúbal, Badajoz e Vale de Torres.
No último ano, a ALB ampliou o seu terminal de Aveleda. Aberto em Agosto de 2015, o parque de contentores contava inicialmente com uma área de 20.000m2 e capacidade de armazenagem de 6.000 TEUS. O terminal foi ampliado em mais de 20.000m2 e viu duplicada a sua capacidade de armazenagem. Segundo a empresa, “a forte procura do mercado levaram a ALB a optar pelo alargamento do parque de contentores e também a reforçar o número de veículos de movimentação de carga, passando a contar com um total de cinco reachstakers”. A empresa pretende criar uma zona para reparação e lavagem de contentores, que terá uma área de cerca de 1.000m2 e cujas obras deverão estar concluídas no próximo mês de Maio. Em 2016, o parque da Aveleda movimentou 26.000 TEUS.