A partir de 1 de Outubro, as portagens a pagar pelos navios porta-contentores, em trânsito no Canal do Suez, sofrem uma redução entre 3% e 50%. Os valores variam em função do número de contentores transportados.
Neste sentido, os navios que transportam, pelo menos, 200 TEUS beneficiam de um desconto de 3%. Para os que transportam mais de 500 TEUS os descontos são de 8%. Já para aqueles que transportam mais de 3.333 TEUS, os descontos atingem os 50%.
Com esta medida as autoridades locais esperam atrair mais tráfego marítimo e fazer face à concorrência do Canal do Panamá, recentemente alargado, avança o site “Middle East Observer”. Recorde-se que no início deste mês, a Autoridade do Canal do Panamá aprovou também uma redução das suas portagens para navios neo-panamax vindos do Sul.
Este é mais um desconto a somar ao que a Autoridade do Canal do Suez, liderada por Mohab Mamish, aprovou em Julho, o qual contempla uma redução de até 45% para os grandes petroleiros provenientes dos EUA para o Golfo.
Devido a vários factores, especialmente ao lento crescimento do comércio global, as receitas do Canal do Suez caíram 3,2% de 2015 para 2016.