A UPS acaba de anunciar a compra da Freightex, uma empresa de activos-luz, baseada no Reino Unido, que fornece serviços de camião, de LTH (less-than-truckload) e de camiões refrigerados over-the-road. Esta aquisição vem estabelecer imediatamente a presença da UPS nos mercados em crescimento dos operadores logísticos (conhecidos como 3PL – third-party logistics) de despachos alfandegários de transportes over-the-road no Reino Unido e na Europa, lançando assim uma nova plataforma global e regional de crescimento para a UPS, a partir de uma base estabelecida de clientes e operadoras.
A transacção segue a aquisição da Coyote Logistics pela UPS, em Agosto de 2015. A Coyote é uma empresa de prestação de serviços de despachos alfandegários de carga na América do Norte. Os modelos de negócio da Coyote e da Freightex são complementares e a UPS procura, desta forma, combinar as melhores tecnologias de sistemas e processos de negócios, bem como alavancar clientes e operadoras nas duas unidades. Os termos desta transacção, ocorrida a 3 de Janeiro de 2017, não foram divulgados. “O Reino Unido e a Europa são mercados estratégicos de crescimento de despachos alfandegários de carga completa 3PL para a UPS e há oportunidades transfronteiriças significativas”, refere Alan Gershenhorn, director comercial da UPS.
“Esta aquisição vem oferecer aos clientes da UPS uma presença imediata, com conhecimento e competitiva no Reino Unido e na Europa. Pretendemos alinhar a Freightex sob a Coyote, para uma maior eficiência, continuando a investir para um maior crescimento.” Previa-se que o mercado europeu de 3PL alcançasse os 174 mil milhões de dólares até ao final de 2016 .
O sector de despachos de carga do mercado de 3PL do Reino Unido e da Europa está a crescer a um ritmo mais rápido do que o mercado total e deverá expandir-se com a adopção do modelo de despachos alfandegários por parte de carregadores e transportadores. Os serviços de despachos de carga proporcionam, muitas vezes, uma maior eficiência, através de uma maior utilização de activos da frota, quando comparados com frotas aplicadas a operações.
Actualmente, mais de meio milhão de transportadores rodoviários de mercadorias operam na Europa, apresentando oportunidades significativas para expandir a actual base de transportadoras da UPS, de forma a criar mais valor para os clientes e para as transportadoras, a partir das vantagens do aumento e optimização da utilização de equipamentos e pessoal.
Os operadores, de todas as dimensões, e as indústrias contam, diariamente, com a Freightex para o transporte de mercadorias eficiente e com visibilidade no Reino Unido e na Europa. A Freightex também trabalha, de forma regular, com carga que exige temperatura controlada, especializada e outros tipos de equipamentos personalizados. A empresa tem oito localizações no Reino Unido e na Europa, e utiliza um modelo de activos-luz para combinar os envios de carga dos clientes com a capacidade de transporte disponível na sua rede de transportadoras. “Estamos muito entusiasmado por nos aliarmos à UPS e às operações aduaneiras da Coyote”, refere Tim Phillips, director executivo da Freightex. “A UPS e a Coyote possuem tecnologia líder no setor, uma cultura de serviço totalmente adaptada ao cliente e um histórico comprovado de sucesso. Vamos melhorar a nossa eficiência através da tecnologia da Coyote e da utilização da rede da UPS, continuando atentos à concorrência e a fornecer resultados a que habituámos os nossos clientes.” Tim Phillips continuará a liderar o negócio da Freightex, que operará como uma subsidiária integral da UPS.