O grupo DHL inaugurou hoje oficialmente, dia 4 de dezembro, o seu Centro de Inovação do Médio Oriente e África (MEA), recentemente ampliado na zona sul do Dubai, reforçando o investimento contínuo da empresa na definição do futuro da logística em toda a região. Em paralelo, a DHL Supply Chain está a investir 120 milhões de euros num novo armazém multiutilizador localizado no mesmo distrito logístico.
A instalação irá operar com emissões neutras em carbono e está estrategicamente posicionada junto ao Centro de Inovação e ao futuro Aeroporto Internacional Al Maktoum. Em conjunto, estes desenvolvimentos criarão um hub poderoso onde inovação e operações convergem, expandindo a presença da DHL no Dubai e nos Emirados Árabes Unidos (EAU). “Esta expansão estratégica reforça o compromisso de longo prazo do DHL Group com a região e baseia-se no seu historial pioneiro, oferecendo uma integração mais próxima entre inovação e operações para os clientes”, garante a empresa.
“O Médio Oriente e África é uma das nossas regiões mais dinâmicas, e a DHL foi uma das primeiras empresas de logística a estabelecer aqui uma presença forte. Com base no sucesso da sua instalação móvel anterior, o novo Centro de Inovação é agora um hub permanente, demonstrando o nosso compromisso com a região MEA e com os EAU, sendo um dos quatro Centros de Inovação DHL a nível mundial. Ajuda os clientes a navegar pelo dinâmico panorama logístico da região através da colaboração e da inovação de ponta”, afirma Katja Busch, Chief Commercial Officer da DHL e responsável pela DHL Customer Solutions & Innovation.
Orkun Saruhanoglu, CEO da DHL Supply Chain para o Médio Oriente e África, acrescenta: “O nosso novo armazém multiutilizador na zona franca do sul do Dubai fortalece a nossa presença regional ao aproximar ainda mais a inovação das operações. A moldar o futuro do comércio, esta instalação de última geração foi concebida para impulsionar cadeias de abastecimento globais e irá reforçar a capacidade da DHL para servir clientes que procuram tempos de resposta mais curtos. O local funcionará como uma porta de entrada para logística contratual, atuando como uma ligação vital entre Oriente e Ocidente. Os nossos clientes beneficiarão de soluções integradas e inovação que promovem eficiência, sustentabilidade e crescimento em todas as suas cadeias de abastecimento”.
Com uma área de 1.700 metros quadrados, o Centro de Inovação da região MEA da DHL foi concebido para ser uma plataforma colaborativa que reúne clientes, parceiros, startups e instituições académicas para fomentar a partilha, explorar tecnologias emergentes, testar soluções escaláveis e cocriar inovações que respondam a desafios reais da logística. Dispõe de espaços dedicados para reuniões e workshops e funciona como um farol regional para a transformação logística. O centro acolhe ainda especialistas da equipa regional da DHL Customer Solutions & Innovation, promovendo liderança de pensamento e inovação prática. Integrado na rede global de Centros de Inovação da DHL em Colónia, Singapura e Chicago, permite colaboração inter-regional, identificação de tendências e o desenvolvimento escalável de soluções logísticas de próxima geração.
Novo hub de logística contratual
A DHL Supply Chain assinou um acordo de 120 milhões de euros, incluindo compromissos de arrendamento, válido por 38 anos, para um terreno de 96.000 metros quadrados na zona sul do Dubai. O projeto incluirá um armazém multiutilizador de 55.000 metros quadrados, localizado perto do futuro Aeroporto Internacional Al Maktoum, que se tornará o maior aeroporto do mundo. O início da construção está previsto para o primeiro trimestre de 2026, com conclusão planeada para o verão de 2027.
A DHL Supply Chain está comprometida com operações de armazém 100% neutras em carbono, permitindo que os clientes reduzam significativamente as suas próprias emissões ao adotarem cadeias de abastecimento mais sustentáveis. Concebida para servir clientes de múltiplos setores, a instalação irá manusear mercadorias de elevado valor sob rigorosas normas de segurança e operação. Este investimento de longo prazo reforça o compromisso renovado da DHL com a região sul do Dubai como um hub logístico vital para o Médio Oriente.
O novo armazém e o lançamento do Centro de Inovação da região MEA da DHL são complementados por investimentos significativos em infraestruturas que reforçam a estratégia de crescimento regional da empresa. No início deste ano, a DHL revelou o seu plano de investimento plurianual, no valor de 500 milhões de euros para o Médio Oriente e 300 milhões de euros para a África Subsariana.






