TJA testa célula de hidrogénio e conclui implementação de digitalização de documentos
3 de Novembro de 2015
A TJA – Transportes J. Amaral realizou uma instalação-piloto numa viatura do dispositivo Ultimate Cell (célula de hidrogénio), tendo em vista a optimização de motores de combustão interna. O dispositivo reduz o consumo de combustível e as emissões de gases de escape, sendo eficaz em motores a gasóleo, gasolina e GPL.
O principio de funcionamento do produto baseia-se na introdução de pequenas quantidades de hidrogénio na conduta de admissão de ar do motor, de forma a optimizar a queima dos combustíveis tradicionais, tornando o motor mais eficiente e com menos impacto ambiental.
Normalmente instalada no compartimento do motor, a Ultimate Cell é alimentada através do circuito eléctrico do veículo, sendo ligada directamente à bateria do veículo ou à caixa de fusíveis. O módulo electrónico integrado no dispositivo permite que a Ultimate Cell se ligue apenas quando o motor se encontra em funcionamento.
Segundo a empresa, “o resultado é um melhor desempenho do motor, que irá revelar um funcionamento mais silencioso e suave, bem como um aumento de binário a baixa rotação, proporcionando uma condução mais confortável, com menos necessidade de recorrer à caixa de velocidades”.
Este funcionamento optimizado do motor “irá reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de gases de escape, reduzindo os custos de funcionamento do motor e protegendo o meio ambiente”. Segundo indica, o electrólito fornecido com a Ultimate Cell permite percorrer cerca de 70.000km, cerca de 2.000 horas, após os quais é possível recarregar o dispositivo com novo electrólito.
“Caso os resultados obtidos demonstrem que este equipamento produz efectivamente redução de consumo de combustível, será equacionado a sua aplicação a mais viaturas da frota da TJA”.
A empresa anunciou recentemente a conclusão da implementação de uma ferramenta de digitalização de documentos a cargo da Link. “A solução implementada permite a integração da tecnologia de digitalização, com a solução de gestão de transportes Navitrans, permitindo transformar todos os documentos em papel em informação precisa e acessível a toda a organização”.
A nova ferramenta permite à empresa reunir, entre outros, tacógrafo, certificados de inspecção, num simples digitalizador ao final do dia e a partir daí inseri-los automaticamente na solução de gestão de transportes Navitrans. Como aponta, todos os documentos ficam ligados aos processos operacionais do Navitrans, actualizando automaticamente as datas de validade dos respectivos documentos, contribuindo para um melhor controlo das datas de validade e respectivas acções de revalidação.
A tecnologia permite o reconhecimento de qualquer informação nos documentos digitalizados, tais como número do documento, chassis ou matrícula, tornando possível a associação imediata dos documentos aos equipamentos e motoristas existentes dentro do sistema.