Brasmar investe na melhoria da operação logística

brasmar

brasmarBrasmar investe na melhoria da operação logística

13 de Outubro de 2015

A Brasmar, produtora de alimentos congelados com instalações em Guidões (Trofa), está a investir na construção de uma câmara frigorífica e um cais para recepção e expedição de mercadorias. O projecto deverá estar finalizado no final de 2017 ou início de 2018.

 

Sérgio Reis, administrador da empresa, avança à Logística Moderna que, nesta fase do projecto, “está previsto um cais para recepções e expedições com cerca de 2000m2 e uma câmara frigorífica com capacidade de armazenagem para cerca de 6.000 paletes”. Com esta ampliação, “esperamos voltar a concentrar toda a operação de armazenagem logística dentro da nossa unidade industrial”. Quanto aos transportes das mercadorias, Sérgio Reis adianta que não estão previstas quaisquer alterações face à operação actual.

A empresa tem logística a transporte próprios e recorre também à subcontratação. “Apesar de uma boa capacidade de armazenagem, esta é já insuficiente para a actual operação da Brasmar”, salienta o administrador da empresa. Como aponta, “no que diz respeito aos transportes, a operação própria é relativamente pequena e serve para servir clientes locais e rotas específicas, sendo grande parte da operação subcontratada”.

Quanto aos motivos que levaram a este projecto, o responsável salienta que “o espaço actual já não suporta o movimento existente, pelo que temos de recorrer à subcontratação em mais que um operador logístico”. Esta situação, como diz, “dificulta e atrasa as operações de entregas nos clientes e do planeamento de produção, uma vez que a mercadoria se encontra em vários locais diferentes”.

Entre os principais desafios logísticos da Brasmar, Sérgio Reis refere que, actualmente, a empresa enfrenta “uma grande falta de espaço que nos dificulta as operações e, por consequência, o crescimento”. Com este projecto, a empresa espera “resolver todos os actuais problemas de espaço, que nos permitirá certamente continuar a desenvolver o nosso projecto de expansão, no entanto implica um avultado investimento”.

A empresa movimenta actualmente mais de 20.000 toneladas de mercadoria por ano, tem uma capacidade própria de armazenagem para cerca de 5.500 paletes e uma capacidade de processamento de aproximadamente 15.000 toneladas por ano. Os canais de distribuição são, essencialmente, armazenistas, grande distribuição e exportação.

A Brasmar nasceu em 2003, tendo criado em 2007, as instalações de Guidões – Trofa e uma nova unidade de armazenagem e produção com 7.000m2. A empresa integra um conjunto de empresas que pertencem ao grupo Metalcon.

Written by