Mota- Engil e Novo Banco vendem Tertir-Terminais Portuários ao grupo Yildirim

Mota- Engil e Novo Banco vendem Tertir-Terminais Portuários ao grupo Yildirim

30 de Setembro de 2015

A Mota-Engil, Ambiente e Serviços SGPS e o Novo Banco SA acordaram a alienação da Tertir – Terminais Portuários SGPS ao grupo Yildirim.

Segundo a Mota-Engil, num comunicado à CMVN, a empresa chegou a acordo com o grupo Yildirim para alienação das suas subsidiárias Mota-Engil Logística e Tertir, Terminais de Portugal.
Como aponta o Novo Banco, que detém 36,875% da Tertir, “a conclusão da transacção (…) implicará um impacto positivo nos resultados líquidos, rácio de solvabilidade e liquidez do Novo Banco”.
O portefólio dos activos detidos pela Mota-Engil, e na parte que lhe corresponde, será transaccionado por 275 milhões de euros e inclui as concessões portuárias detidas pelo grupo em Portugal, Espanha e Perú, bem como a empresa de serviços de suporte de logística Transitex.
Esta alienação surge “na sequência da decisão estratégica de saída do segmento portuário em sintonia com o reforço recente que o grupo fez no segmento de resíduos com o qual, após a integração recente da EGF, pretende basear a expansão internacional da sua actividade de serviços”.
A concretização da transacção encontra-se dependente de algumas condições, entre elas a não oposição das autoridades da concorrência, esperando-se a sua concretização até ao final de 2015.

Written by