DPD prossegue com projecto de entregas com drones

dpd

dpdDPD prossegue com projecto de entregas com drones

25 de Agosto de 2015

O DPDgroup continua com o seu projecto de realizar entregas através da utilização de drones, prestando especial atenção às questões relacionadas com a segurança da descolagem e aterragem, bem como às fases de libertação da encomenda. Para isso, a GeoPost desenvolveu um terminal de entregas.

 

Desde Junho de 2014 que o DPDgroup tem vindo a testar as condições de entregas de encomendas através de drones. Em Setembro, um drone viajou com sucesso cerca de 1.200m, com condições exteriores reais, para entregar uma encomenda de 3kg. Em Fevereiro, testes efectuados sob condições de frio extremas demonstraram “a robustez e fiabilidade da tecnologia escolhida”.

O DPDgroup desenvolveu um terminal como parte dos estudos de voo e segurança das entregas. O terminal inovador foi desenvolvido em parceria com a Atechsys e possui uma estrutura que protege o acesso ao drone durante as fases de aterragem e descolagem; um sistema de transporte automatizado para levar a encomenda e um sistema electrónico dedicado à segurança das operações de assistência em torno do drone.

O terminal de entregas assegura a segurança das fases seguintes desde o carregamento da encomenda, à descolagem, aterragem e entrega da encomenda. O desenvolvimento do terminal de entregas marca ainda outra etapa no projecto de entregas através de drones, oferecendo uma solução à questão da segurança de utilização e manutenção dos drones bem como à carga e descarga das encomendas por um operador.

Esta tecnologia proporcionará a expansão de redes logísticas ao ultrapassar os principais obstáculos, tais com infra-estruturas; condições meteorológicas; segurança de pessoas e operadores e protecção e segurança da encomenda e do equipamento

O drone tem autonomia para até 20km, capacidade de carga de 4kg, velocidade média de 30km/h, GPS, câmara de voo, entre outros aspectos.

Written by