APS inicia obras de regularização dos fundos do TXXI de Sines
18 de Agosto de 2015
A APS iniciou obras de regularização dos fundos da bacia do Terminal de Contentores de Sines (TXXI), com o objectivo de melhorar a segurança e as condições de operacionalidade do terminal face ao crescente número de navios que o demandam e ao aumento da dimensão destes, tendo em vista o desenvolvimento futuro.
O canal de acesso ao terminal foi alvo de trabalhos de regularização de fundos em 2011 para cotas de –17,0 / 17,5m, sendo agora “necessário garantir fundos similares numa área mais alargada da bacia, permitindo mais fluidez operacional e segurança do tráfego marítimo, atendendo à entrada em operação dos Super-ULCS (Super Ultra Large Container Ships)”. Recorde-se que na passada semana atracou neste terminal um dos maiores navios porta-contentores do mundo, o navio “MSC Zoe” de 19.224 TEU, perspetivando-se para 2018 a entrada em operação dos navios de 22.000 TEU.
Os trabalhos decorrerão até ao final do próximo mês de Setembro e representam um investimento da ordem dos 9,5 M€, objecto de concurso público internacional.