Sector industrial e logístico em Portugal está em recuperação
18 de Agosto de 2015
A análise do primeiro semestre deste ano, realizada pela Worx, revela que o sector industrial e logístico português está em recuperação, apesar de mais lentamente do que os restantes sectores do mercado imobiliário.
“Apesar dos sinais de recuperação económica e financeira, o sector industrial tem apresentado volumes de take up bastante contidos, ainda que se espere que a procura comece a aumentar, em consequência dessa recuperação”, refere a empresa. Como acrescenta, “a tendência de built-to-suit continua a destacar-se comprova pelo novo armazém de 28.000m2 da Centrauto em Aveiro e pelo novo centro de distribuição da Jerónimo Martins que ocupará uma área total de 70.000m2 em Valongo”. Entre os negócios de maior dimensão, a Worx destaca a ocupação de 33.000m3 pela Parfois em Canelas, Vila Nova de Gaia, e os 7.000m2 pela Empigest, em Mafra.
Seguindo a tendência do ano passado, “o investimento no sector de industrial e logística é dominado pela compra de um portefólio logístico do Banif, no valor aproximado de 50 milhões de euros e também do Alverca Park da Imofundos, ambos pela Blackstone (fundo de investimento norte-americano)”.
Como indica, “os níveis reduzidos de absorção dos últimos anos não sofreram alterações significativas e as rendas de activos usados tendem a ser renegociadas, uma vez que se mantém a preferência por espaços mais flexíveis e modernos”.
O sector tendencialmente “irá sofrer alterações devido ao e-commerce que, como claro potenciador da actividade, criará a necessidade de mais pontos de distribuição, mas de dimensão mais reduzida, factores que aliados a uma boa resposta às necessidades do mercado deverão potenciar o actual crescimento gradual do sector”.