Inaugurado novo Canal do Suez
11 de Agosto de 2015
O novo Canal do Suez foi inaugurado, na passada semana, depois de 12 meses de trabalho. Prevê-se que o novo canal permita um crescimento de 50% no tráfego marítimo em 2023, aumentando o volume de tráfego diário de 49 para 97. O tempo de navegação, na via Sul, será reduzido para cerca de 8h no total.
O projecto tem uma previsão de receita de 12,3 mil milhões de dólares anuais em 2023, mais do dobro das receitas actuais do canal. A expansão da via de navegação existente, juntamente com a abertura da nova via, cimentam a posição do Canal do Suez como um dos canais mais importantes do mundo.
Mais de 43.000 trabalhadores estiveram envolvidos no projecto de construção do novo Canal do Suez, que ficou completo ao fim de um ano, apesar das previsões iniciais que estimavam uma duração de três anos. As métricas de construção mostraram-se colossais, com trabalhos de escavação até 250 milhões de metros cúbicos, resultando numa nova via marítima alargada em mais 35km de comprimento e 24m de profundidade.