Concluídos com êxito testes dos clientes Fuso Canter E-Cell
30 de Junho de 2015
Um ano depois da entrega dos veículos Fuso Canter E-cell a clientes seleccionados, foram oficialmente concluidos, em Portugal, os testes do veículo movido a baterias eléctricas de emissões zero. Durante o evento, que decorreu ontem, em Lisboa, Governo, clientes e responsáveis da empresa apresentaram conclusões positivas do desempenho dos veículos.
“O projecto Mitsubishi Fuso Canter E-Cell é um grande exemplo de inovação e colaboração entre o governo português, as suas agências e a Daimler Trucks”, disse Marc Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e responsável máximo da Daimler Trucks Asia.
Segundo a empresa, os primeiros resultados das experiências com os oito veículos indicam que “as viaturas provaram ser adequadas para a utilização diária em entregas de curto alcance e transporte dentro da cidade”. Como aponta, as viaturas atingiram “uma autonomia superior a 100km, excedendo a distância média que os veículos de distribuição de curto raio de acção, normalmente, percorrem por dia”.
A Fuso Canter E-Cell tem uma capacidade de carga de duas toneadas. As análises preliminares da empresa “apontam para uma poupança anual de custos na ordem dos 1000 euros por cada 10.000km, comparativamente com os veículos a diesel.
Ao nível da logística e distribuição, a Go Express utilizou o veículo para entregas ao domicílio, como parte do seu serviço de entregas de curto rapio de acção e os CTT utilizou-o nos transportes entre os seus centros de distribuição nas cidades de Lisboa e Coimbra.
Os veículos em questão foram produzidos na fábrica portuguesa do Tramagal, a qual ocupa 39.900m2. A unidade conta com mais de 300 colaboradores que produzem este veículo para cerca de 30 países europeus, bem como Israel, Marrocos e Turquia. A unidade nacional produz também a Fuso Canter Eco Hybrid e exporta 95% da sua produção. 50% das peças da Canter são fornecidas por 60 fornecedores europeus, metade dos quais da Península Ibérica. As peças incluem chassis, motor, componentes dos eixos, molas, travões, pneus, faróis, bancos e grande parte do revestimento interior.
O governo Português co-financiou o projecto de pesquisa através do IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação. A MFTBC é o centro de competência da DaimlerTrucks para a tecnologia híbrida. Baseada nesta experiência, a subsidiária da Daimler foi também responsável pelo desenvolvimento da Fuso Canter E-Cell.