Porto de Setúbal assina contrato de expansão do terminal ro-ro Coelho da Mota

portosetubal

portosetubalPorto de Setúbal assina contrato de expansão do terminal ro-ro Coelho da Mota

26 de Maio de 2015

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) adjudicou o contrato de expansão do terminal ro-ro Coelho da Mota para jusante. A obra arranca em Junho e deverá estar terminada no final do ano, estando a construção a cargo da empresa Construções Pragosa, SA.

A obra de construção comporta um investimento total de 2,9 milhões de euros e integra a lista dos projectos prioritários no PETI 3+, apresentado o ano passado pelo Governo.
Serão construídos mais de 5,8ha de terrapleno no terminal, que visam melhorar o serviço de importação e exportação de automóveis e passar a oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços actualmente executados em parque de segunda linha.
O porto de Setúbal pretende ser um hub ro-ro de crosstrade intercontinental na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo e, de igual modo, potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid com áreas de actividades logísticas especializadas no interior do porto.
O movimento ro-ro de veículos ligeiros novos no porto de Setúbal representa mais de 90% do tráfego nacional. Nos primeiros quatro meses de 2015, o tráfego ro-ro cresceu 19%, com 58.000 veículos movimentados, contra os 48.500 movimentados, em 2014, no período comparado.
O porto de Setúbal é a principal porta de exportação de veículos produzidos pela VW Autoeuropa, para a Europa e Ásia, bem como o embarque quinzenal directo para a China. O terminal Autoeuropa, integrado no terminal ro-ro Coelho da Mota é o segundo maior gerido directamente pela Volkswagen na Europa, depois de Emden, na Alemanha.
“Com várias linhas regulares da Grimaldi, VW Logistics, NYK e Suardiaz, que ligam Setúbal à Europa, Ásia, Mediterrâneo e EUA,, recebeu, já em 2015, ,mais uma linha da EML que, além de escalar porto europeus, faz crosstrade entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, bem como mais um serviço da Grimaldi, que oferece a novidade de um serviço directo para Baltimore, nos EUA.

Written by