Nos bastidores das 24 Horas de Logística (I)

Nos bastidores das 24 Horas de Logística (I)

Caminhamos para mais uma edição das 24 Horas de Logística. A 10ª. É nos dias 27 e 28 de Junho, no centro logístico da Sonae, na Maia. Pedimos a profissionais que ao longo destes 9 anos têm estado envolvidos nas 24 Horas de Logística, como concorrentes, equipa técnica ou patrocinadores a sua perspectiva das 24 horas mais longas das suas vidas profissionais.

Susana Ratinho, actualmente Partner/Senior Manager da LogisFLOW, participou nas três primeiras edições. Nas duas primeiras como concorrente e na 3.ª edição como elemento organizador das provas do evento. “Na 1ª edição não sabíamos muito bem ao que íamos, mas à medida que nos iam colocando os desafios teóricos e práticos, todos eles relacionados com as nossas áreas de conhecimento e de trabalho, tornou-se uma prova fascinante”, recorda. 

“Como é que num único evento conseguimos desafiar todas as competências que nos são solicitadas diariamente? Conhecimentos técnicos sobre dimensionamento de operações logísticas, optimização de espaço e layout, dimensionamento de recursos humanos e técnicos para uma determinada logística de armazenagem, planeamento e gestão de stocks, planeamento e optimização de rotas, gestão de frotas, tecnologias e sistemas de informação de suporte às operações que complementados com as provas práticas fizeram das 24 Horas de Logística um evento único a nível nacional do qual muito me orgulho de ter feito parte”, diz a responsável da LogisFLOW.

 

Para lá das 24 horas

Em termos de mais-valias de participação Susana Ratinho explica que “num evento em que as equipas participantes pertencem a uma série de empresas de vários sectores de actividade em que “Logística” é o tema central e comum, e principalmente para quem trabalha em consultoria logística, ter a oportunidade de durante mais de 24h conviver com clientes, parceiros e colegas de trabalho”, o networking é vantajoso para todos. “Arrisco-me a dizer que o evento prolonga-se muito além daquelas 24h ininterruptas de desafios teóricos e práticos. Sem qualquer tipo de filtro, os profissionais de logística a nível nacional têm a oportunidade de partilhar projectos com soluções logísticas inovadoras e as experiências contam-se umas atrás das outras, em que se falam dos resultados totalmente eficientes ou não, com um maior ou menor custo, dos eventuais problemas que todos os projectos podem acarretar… enfim é, de facto, uma partilha completamente transparente. E, obviamente, a confiança que daí se desenvolve é imensa e o nosso nível de conhecimento aumenta perante o paronama da logística em Portugal”.
Ao longo de 24 horas são muitas as situações de tensão, de pressão, cansaço e até de diversão que se vivem em conjunto. Há momentos que se guardam, fazem história e ficam na memória. Das muitas histórias que podia contar, Susana Ratinho relembra o que ocorreu numa das últimas provas práticas da 3.ª Edição das 24h de Logística, em Leiria, já quase de manhã. “Nessa edição tivemos à disposição um armazém com cerca de 18.000m2 que permitiu à equipa organizadora puxar pela imaginação para aproveitar toda esta área ao longo das 24h. Assim, e na manhã do dia seguinte foi indicada uma prova de “Logística Inversa” em que se colocaram resíduos nos quatro cantos do armazém. Eu estava na zona do mezzanine a comunicar a prova e quando se tocou o megafone para início da prova, a imagem que tive lá de cima foi surpreendente… como é que ao fim de quase 24h, incansáveis, as equipas ainda tinham energia para correr daquela forma e assim concretizarem os seus objectivos?! Havia participantes a saltar por cima de mesas, por cima de plantas que estavam espalhadas ao longo do recinto, por entre as racks convencionais… nada era obstáculo… e num ápice as equipas espalharam-se pelos quatro cantos do armazém e esse era um dos objectivos: testar a resistência ao limite em prol de um objectivo de equipa… testar as capacidades de fazer sempre bem, independentemente das condições físicas em que nos encontramos… sem dúvida um evento que nos marca para sempre!”

Para mais informações e inscrições nas 24 Horas de Logística, clique aqui.

Written by