Qual o perfil certo para trabalhar em Logística?

A logística tem-se reinventado constantemente nos últimos anos: está cada vez mais dinâmica, mais focada no negócio e cada vez mais nos centros de decisão estratégicos de uma organização. Não obstante, não existe um perfil 100% certo para quem queira vingar neste setor e o que hoje pode ser uma característica importante, amanhã poderá ser secundária.

A logística existe em todos os setores de atividade, desde serviços, indústria, construção, Operador, transportes, entre outros, e todos eles são diferentes, mas existem algumas características que devem ser tomadas em consideração para ter sucesso neste setor:

– “Pensamentos fora-da-caixa” isto é, alguém com o foco na solução, alguém que procura novas ideologias e novos processos de melhoria, alguém dinâmico e com capacidade de superação constante.

– Alguém que vista a camisola, que trabalhe em equipa, que seja um suporte dentro da organização e que “arregace as mangas” quando necessário.

– Alguém com visão do negócio e da sua rentabilidade e não apenas focado nas operações do dia-a-dia e na conquista de objetivos operacionais.

– Alguém com capacidade de chefia de equipas, com uma mentalidade aberta, disponível para o diálogo, para a troca de ideias e para o alcance de objetivos enquanto equipa e não enquanto indivíduo – aqui reside a diferença entre chefe e líder.

Longe vão os tempos em que a logística era vista como um departamento de suporte, um departamento necessário e que fazia a ligação com o fornecedor e com o cliente, tratava dos transportes, garantia que o armazém estava alinhado com as necessidades da fábrica e/ou do departamento comercial e que o seu quotidiano era meramente administrativo. Ao dia de hoje, a logística faz parte do core business da organização, por isso os seus profissionais devem ter uma visão mais financeira, mais estratégica, analítica e global, para além da visão operacional, para que sejam bem-sucedidos neste sector.

A logística é cada vez mais sexy no mercado de trabalho, cada vez mais procurada pelas organizações e cada vez mais importante para o seu sucesso, pelo que poderá vir a existir uma escassez de bons profissionais de logística no mercado de trabalho a curto-médio prazo, caso não exista uma forte aposta do Estado e do próprio setor na formação de bons colaboradores.

Portugal está na moda e a logística também se soubermos aproveitar esta dinâmica e este fluxo de conhecimento e informação com certeza teremos um setor mais forte, mais profissional e mais atrativo para os seus profissionais.

 

Filipe Forte, Consultor Sénior Michael Page

Written by