O impacto de Blockchain na Cadeia de Valor e Logística moderna

Blockchain tem sido uma tecnologia muito falada, principalmente por causa da valorização de Bitcoin e da especulação em criptomoedas. No entanto, muitos casos de uso de Blockchain têm sido aplicados ao setor logístico e da gestão da cadeia de abastecimentos (nomeadamente, o projeto da Maersk). O setor logístico é um ecossistema complexo com várias partes envolvidas na terceirização, produção, distribuição, marketing, vendas, finanças e manutenção dos produtos e serviços. E esta tecnologia irá impactar de múltiplas formas a sua eficiência, eficácia e modelos de negócio.

Logística “Inbound”(tanto em indústria como em distribuição)

Uma fábrica deve-se orquestrar eficazmente com fornecedores de múltiplos níveis, com empresas em outsourcing logístico e transporte para garantir a entrega pontual de produtos e níveis ideais de inventários. Um sistema baseado em Blockchain permite maior transparência de informações entre as diferentes partes, melhora a logística just-in- time, elimina pedidos incorretos, e aumenta a rotação de stock.

Um sistema Blockchain conectado a dispositivos IoT e dispositivos inteligentes é capaz de fornecer às entidades envolvidas na cadeia “Inbound” uma visão completa, precisa e transparente da localização de matérias, peças, quantidades, status e outras informações úteis. Como resultado, uma fábrica ou operação logística pode planear o seu cronograma de produção com maior precisão; melhorar a rastreabilidade de matérias-primas e produto intermédio; e aumentar a velocidade do fluxo de mercadorias numa rede just-in- time. Os fornecedores poderão reduzir ou otimizar os níveis de inventários; reduzir a quantidade de pedidos perdidos ou errados; melhorar os custos de armazenamento e aumentar a rotação de stocks.

Logística “Outbound”
Um operador logístico ou fábrica deve coordenar-se eficazmente com vários fornecedores de transporte ferroviário, marítimo e rodoviário para garantir entregas atempadas de novos produtos, bem como integrar-se com revendedores em qualquer ponto do mundo. Um sistema Blockchain conectado a IoT e dispositivos inteligentes fornece na Logística "Outbound" uma visão precisa e transparente ponto a ponto da localização e status dos produtos acabados; permite afinar a logística just-in- time, reduzir entregas incorretas, otimizar níveis de inventário de revenda bem como a sua rotação.

Como resultado, os importadores, revendedores e compradores beneficiam de prazos de entrega melhorados para mercadorias e produtos acabados. Por outro lado “build to order” ganha um novo sentido devido à rastreabilidade de Blockchain.

Por Rui Serapicos, Embaixador da Aliança Portuguesa de Blockchain

Written by