JHERNANDO especialista em automação de armazéns

Nos últimos anos, a automação de armazéns está a desempenhar um papel fundamental em muitas empresas e é uma tendência que continua a crescer. Por conseguinte, é importante que as estratégias de automatização de armazéns estejam devidamente alinhadas com as da sua empresa. Algumas empresas especializadas, como a empresa de engenharia espanhola JHernando, que presta serviços em Portugal (de Norte a Sul), podem aconselhá-lo, sem compromisso, para que juntos possamos analisar os pontos fortes e fracos dos seus processos intralogísticos e ajudá-lo a tomar a decisão certa para começar a automatizar, parcial ou totalmente, o seu armazém ou os processos intralogísticos da sua empresa.
Após a pandemia que surgiu em 2020, certos sectores como o ecommerce registaram o crescimento que estava previsto para mais de uma década em apenas alguns meses e, desde então, estas previsões de crescimento têm continuado a aumentar. Para lidar com estas mudanças com sucesso, é importante adequar o armazém, para que este tenha a tecnologia necessária para assumir com sucesso esta tarefa.
O problema que muitos gestores de armazém têm é que, ao considerarem investir na automatização das suas instalações, não são claros ou não sabem por onde começar, e é aí que a JHernando lhes pode dar uma mão:
Há muitas opções automatizáveis numa fábrica que podem ajudar uma empresa a adaptar corretamente as suas instalações, e estas podem ser levadas a cabo por fases. Para começar, se estiver à procura de automatização integral, é muito importante poder automatizar o fluxo de movimentação de embalagens internamente no menor tempo possível e reduzir o número de trabalhadores necessários, para o que seria aconselhável verificar se os sistemas de classificação (sorters) estão atualizados e comunicam eficientemente em cada área necessária do armazém. A JHernando irá ajudá-lo e aconselhá-lo para que possa conceber este tipo de sistemas que se destacam pela sua modularidade. Os sorters que a JHernando lhe pode fornecer são concebidos para usar grandes volumes de embalagens e têm uma capacidade de ciclo elevado, razão pela qual é praticamente essencial para as grandes empresas com ecommerce tê-los.

 

Sistema de classificação (sorter)

 

Se na sua empresa a carga e descarga de embalagens de vários tipos ou tamanhos é algo que é feito regularmente, pode ser interessante adquirir um sistema de carga e descarga que facilite este trabalho. Se tiver uma doca de carga e um espaço fixo e ideal para ela, poderá estar interessado em adquirir um transportador telescópico de rolos ou de correia transportadora, motorizado ou por gravidade, que a JHernando pode fornecer à sua empresa e que pode efectuar cargas/descargas não paletizadas em menos de metade do tempo esperado, com um ROI muito rápido.

 

Transportador extensível motorizado

Mas há também a opção, quando não há cais de carga e o espaço disponível não é muito grande, de utilizar transportadores extensíveis para carga ou descarga. Esta gama de transportadores oferece sistemas modulares da mais alta qualidade e durabilidade, o que lhes confere um desempenho excecional para todos os tipos de operações de carga e descarga de embalagens soltas em espaços pequenos.

 

Sistema dinâmico de captura de dados

A automação abrangente do armazém pode ser ainda complementada por sistemas dinâmicos de captura de dados que combinam funções de pesagem e controlo de volume de embalagens com leitura de códigos de barras e fotografia de embalagens. Estes analisadores recolhem informações sobre cada embalagem com a máxima rapidez, precisão e segurança para assegurar a rastreabilidade do produto e assim evitar reclamações incorretas que são dispendiosas para as empresas, amortizando a máquina num período de tempo surpreendentemente curto, algo muito procurado atualmente.
A JHernando oferece soluções ad hoc adaptadas aos seus clientes e que os ajude a médio e longo prazo a atingir os seus objetivos logísticos, e que as suas instalações estejam preparadas para se adaptarem a qualquer possível variação do mercado, mesmo às mais inesperadas e imprevistas, com o conselho de um parceiro especializado ao seu lado.
A JHernando estará presente no grande evento da Empack & Logistics & Automation que se realizará no Porto nos dias 26 e 27 de Maio. É com enorme prazer e satisfação que o convidamos a vir visitar-nos.

Written by