Projecto eMar aproxima as TI da indústria marítima

Projecto eMar aproxima as TI da indústria marítima

13 Janeiro 2014

O transporte marítimo é de importância crucial para a economia no seio da UE. Como tal, através da estratégia europeia de transporte marítimo, a União Europeia pretende apoiar activamente o sector na oferta de serviços de transporte de qualidade, onde se inclui a melhoria da gestão da informação.

É este também o objectivo principal do eMar, uma iniciativa da UE, parte integrante da Agenda Digital da UE.

Mais precisamente, o objetivo é tornar o transporte marítimo mais seguro, mais seguro e ambientalmente mais amigável e mais competitivo, melhorando o conhecimento e facilitando a ligação e as redes de negócios com entidades externas.

O eMAR é um projecto de três anos, que chega ao fim em Dezembro de 2014, e que pretende melhorar a eficiência e aumentar a competitividade do transporte marítimo europeu. A abordagem eMar facilita a ampla participação da comunidade, empresas e investigação marítima no processo de desenvolvimento do conhecimento.

Nos próximos meses, no âmbito do eMar serão desenvolvidas ferramentas- piloto que têm como objectivo facilitar as operações diárias entre as agências marítimas e os serviços governamentais e administrativos em toda a União Europeia.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone