Ministra do Mar anuncia investimentos no porto de Sines

A expansão do Terminal XXI conta com um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pela concessionária, a PSA Sines, compreendendo a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação e ainda a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados.

A apresentação oficial dos projectos de investimento para a expansão do Terminal XXI e do novo Terminal Vasco da Gama foi feito por Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, durante uma visita ao Porto de Sines.

Esta expansão permitirá o aumento da capacidade actual dos 2,3 Milhões de TEU (unidade padrão equivalente a 20 Pés), para 4,1 M TEU e ainda a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 hectares para 60 hectares. «Com este investimento garante-se a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração e a criação de 900 postos de trabalho», segundo comunicado.

A construção do novo Terminal de Contentores, o Terminal Vasco da Gama, representará um investimento de fundos privados, num total estimado em 642 M€ a cargo da futura entidade concessionária.

O novo terminal terá uma capacidade de movimentação anual de 3 milhões de TEU e um cais com 1.375 m de comprimento, com 3 posições de acostagem simultânea para os maiores navios do mundo, uma área de terrapleno de 46 hectares, 15 pórticos de cais e fundos de -17,5 m ZH.

Estima-se que a construção do Terminal Vasco da Gama gere um impacto económico de 0,28% do PIB e 0,33% do VAB português e crie cerca de 1.350 postos de trabalho directos na fase de exploração.

Written by