Fresenius Kabi/Labesfal inaugura complexo logístico

Fresenius Kabi/Labesfal inaugura complexo logístico

22 Janeiro 2014

A Fresenius Kabi/Labesfal inaugurou, segunda-feira, o seu novo complexo logístico, em Santiago de Besteiros, Tondela. O investimento integra o plano de desenvolvimento estratégico da empresa para 2012-2020.

Inserido num projecto parcelar de investimentos no valor total de oito milhões de euros, o novo complexo de 11.131m2 é composto por três blocos interligados. O bloco 1, correspondente à área de expedição, tem cinco cais de carga e descarga, o bloco 2, área intermédia contempla as zonas de picking para o mercado hospitalar e de ambulatório com área administrativa e de suporte técnico e o bloco 3, correspondente à área de armazenamento com capacidade para cerca de 15.000 paletes e cerca de 20m de altura.

A infra-estrutura destina-se ao processamento, armazenamento, recepção e expedição de materiais e mercadorias inerentes à actividade industrial e comercial do grupo Fresenius Kabi em Portugal. Segundo informação avançada pela empresa, este investimento “vai permitir uma melhoria significativa da eficiência e competitividade das operações de exportação, sustentando o plano de crescimento actual e futuro da actividade produtiva para os mercados externos”. Entre os fornecedores logísticos da Fresenius Kabi, de salientar, a Jungheinrich (equipamentos de movimentação de carga), Ramada (estanteria) e Rangel (operador logístico).

Neste momento, este complexo é constituído por quatro unidades de produção, inauguradas entre 1998 e 2008. A primeira unidade dedica-se à produção de penicilinas, a segunda às soluções injectáveis de grande e pequeno volume, a terceira aos comprimidos, cápsulas, pomadas e cremes e a quarta às cefalosporinas.

Importa referir que a Fresenius Kabi comprou a Labesfal em Janeiro de 2005, tendo transformado o seu complexo industrial no centro de competências mundial para o fabrico de antibióticos injectáveis. Actualmente, a empresa assume-se como “o maior exportador nacional de medicamentos produzidos em Portugal”, tendo como destino 77 países.

Written by