Coficab Portugal migra sistemas de gestão operacional para a cloud da PT

coficab

coficabCoficab Portugal migra sistemas de gestão operacional para a cloud da PT

18 de Fevereiro de 2015

A Coficab Portugal, dedicada à produção e venda de cabos e fios eléctricos para os sectores automóvel e transporte de energia, migrou todos os sistemas de gestão operacional para uma solução virtualizada na cloud da PT Portugal.

 

A empresa tem vindo a crescer e expandir as suas linhas de produção, com uma forte aposta na exportação, a qual representa já a sua principal fatia de facturação. Segundo

Manuel Matos, information systems supervisor da Coficab Portugal, “com a internacionalização da nossa actividade, era essencial garantirmos uma gestão coordenada, centralizada e transversal das operações em todas as nossas unidades de produção, distribuídas em diversos países. Queríamos assegurar os mesmos processos e mecanismos de controlo em todas as geografias em que operamos e ter toda a informação de gestão consolidada”. Para isso, a empresa precisava de “garantir a interligação das unidades operacionais através de uma infraestrutura TI robusta e flexível, capaz de se adaptar a diferentes cenários de evolução, sem termos de suportar elevados custos”, refere a PT no seu site.

“Para que todas as unidades operacionais, nas diversas geografias, passassem a aceder às aplicações de gestão e a partilhar informação, em qualquer localização, sem termos de investir em novos acessos, equipamentos e tecnologias, e sem ficarmos dependentes das redes locais de cada país, optámos por migrar todos o nossos sistemas de gestão operacional para uma solução virtualizada na cloud da PT Portugal, que nos assegura, não só o alojamento, como toda a gestão dos nossos sistemas, através de serviços geridos de data center”. Assim, a infra-estrutura de suporte ao sistema ERP deixou de estar alojada num data center próprio situado nas instalações da empresa, para estar virtualizada no data center da PT Portugal na Covilhã.

Em ambiente cloud, a Coficab passou a gerir os recursos TI em função das necessidades do momento. Com recurso a um portal de gestão acessível na web, passou a alocar e dimensionar os recursos de comunicações e de sistemas de informação de acordo com a evolução da actividade, com total controlo e autonomia na optimização dos sistemas tecnológicos e com uma visão integrada dos recursos utilizados.

Desta forma, a empresa podemos alargar as operações e integrar novas unidades operacionais em qualquer parte do mundo, com total agilidade, sem quebras nos processos de gestão críticos. Pode também construir o cenário de evolução mais adequado ao negócio, garantindo sempre a adaptabilidade dos sistemas de gestão às exigências de mudança.

“O ambiente cloud garante-nos ainda a flexibilidade de só pagarmos pelos recursos TI que efectivamente utilizamos – modelo de utilização pay per use – permitindo-nos, não só reduzir custos de operação, como também ter uma melhor previsão de custos sempre que pretendemos fazer evoluir a nossa actividade”.

Manuel Matos conclui realçando que “a utilização dos nossos sistemas de informação na cloud com recurso aos Serviços Geridos de Data Center da PT Empresas, permitiu-nos acelerar o nosso processo de internacionalização. Simplificámos processos operacionais, aumentámos a produtividade e a eficiência das equipas, através do acesso a informação de gestão segura e sempre actualizada, e viabilizámos uma gestão centralizada e eficiente das nossas unidades de produção. E, não menos importante, passámos a gerir de forma controlada e previsível os recursos de TI necessários à nossa trajectória de crescimento”.

Written by