Assinado protocolo para aprofundamento de estudos do terminal de contentores do Barreiro

protocolobarreiro

protocolobarreiroAssinado protocolo para aprofundamento de estudos do terminal de contentores do Barreiro

9 de Dezembro de 2014

Câmara Municipal do Barreiro (CMB), APL – Administração do Porto de Lisboa, Baía do Tejo, EP – Estradas de Portugal e Rede Ferroviária Nacional – REFER assinaram ao a 3 de Dezembro um protocolo de cooperação, tendo em vista o aprofundamento dos estudos da construção do terminal de contentores do Barreiro e da área logística industrial e tecnológica anexa.

“Este investimento só será desenvolvido se no concurso público internacional que vier a ser lançado houver empresas, houver mercado que esteja disponível para o aceitar”, disse Marina Ferreira, num comunicado da CMB. Até agora, as diligências feitas “são claramente positivas”. “É, por isso, um projecto francamente inovador”, lançado por uma autoridade portuária, desenvolvido, por um operador privado, com base em parcerias, cumprindo “as melhores práticas ambientais, as melhores práticas económico-sociais e também as melhores práticas financeiras”.

Ao nível do envolvimento da Refer, este poderá passar por fazer ligações aos caminhos-de-ferro do Sul e, eventualmente, aos caminhos-de-ferro do Norte.
O protocolo foi assinado por Carlos Humberto de Carvalho, presidente da autarquia local, e pelos presidentes dos Conselhos de Administração (CA) da APL, Marina Ferreira, da Baía do Tejo, Jacinto Pereira, da EP, António Ramalho, e da Refer, Rui Loureiro.

Written by