Art in Vogue desenvolve projecto de melhoria de operações

Art in Vogue desenvolve projecto de melhoria de operações

3 de Junho de 2014

A Art in Vogue, empresa dedicada ao fabrico de acessórios em metal para a indústria de moda de vestuário, calçado e marroquinaria, iniciou um projecto de melhoria das operações com a ajuda da Actio Consulting.

 

Segundo a Actio Consulting, a Art in Vogue é uma pequena empresa familiar que tem assistido a um forte crescimento das vendas ao longo dos últimos anos, fruto de uma gestão dinâmica e da satisfação dos seus clientes. Para fazer face a este crescimento, a administração entendeu ser necessária uma reformulação dos processos internos, juntamente com o reforço do capital humanos.

Os primeiros passos do projecto lean aconteceram em Outubro de 2013, com a realização de um Value Stream Mapping (VSM). Dessa actividade nasceu a visão da situação futura e o plano de actividades para alcançar.

As primeiras actividades passaram pela implementação do 5S e a Gestão Visual em áreas específicas da fábrica. As restantes centraram-se na melhoria do fluxo de materiais e de informação com os objectivos de melhorar a gestão do binómio capacidade/carga, estabilizar e reduzir o lead time de produção e consequentemente os prazos de entrega – e ainda melhorar a produtividade.

As ferramentas estão em fase de implementação e os desafios são grandes, refere a Actio Consulting. “Desde logo pela natureza dos processos envolvidos – produção de moldes, injecção, galvanização, polimento manual, entre outros – que têm restrições naturais muito diferentes”, sublinha. Outra grande dificuldade é “a variedade de artigos – cerca de 14.000 referências – assim como a natureza sazonal da procura que acompanha a apresentação das colecções de moda”.

A ferramenta que está a ser implementada é a definição de linhas virtuais de fluxo físico, com um modelo pull sequencial, sincronizando as necessidades de componentes a partir das várias áreas de fornecimento interno.

Written by