Agro Merchants compra Frissul e Frigomato à Inter-Risco e Portugal Ventures

O grupo Agro Merchants, dedicado a soluções logísticas e armazenamento frigorífico, anunciou hoje a aquisição da Cold Land SGPS a fundos geridos pela Inter-Risco e Portugal Ventures. A Cold Land é proprietária dos operadores logísticos Frissul e Frigomato. Esta aquisição marca a entrada do grupo em Portugal e fortalece a oferta de serviços na Península Ibérica.
A actual equipa de gestão da Cold Land, liderada pelo CEO Afonso Almeida, que se manterá à frente do negócio em Portugal.
Com esta aquisição, a Agro “expande a sua presença a uma região estratégica e amplia significativamente a sua capacidade e oferta de serviços na supply chain de alimentos”. Como esclarece, a Agro “confirma o seu objectivo estratégico de se tornar o principal fornecedor de armazenagem frigorífico e de soluções logísticas na Península Ibérica”.
A empresa havia adquirido, em Março do ano passado, a APC, empresa de armazenagem frigorífica em Espanha, com duas instalações em Barcelona e 55.000 posições-palete. No mesmo ano, a empresa completou a expansão do seu armazém de Algeciras para 15.600 posicções-palete.
A Frissul e Frigomato disponibilizam 303.200m3 de capacidade de armazenagem, o equivalente a 55.700 posições-palete. A Frissul localiza-se no parque industrial do Carregado, contando com instalações adicionais em Aveleda e Aguda, ambas na região do Porto. A empresa conta com experiência na área de produtos congelados, nomeadamente gelados, produtos de panificação, doces, frutas, vegetais e proteínas, e produtos refrigerados, como lácteo e carnes. As certificações do grupo incluem o ISO 9001, SMETA e IFS Logistics.
Para Carlos Rodriguez, CEO do grupo Agro Merchants, “a Frissul e a Frigomato são importantes add-ons à nossa rede global de armazenamento frigorífico, dada a infra-estrutura de qualidade, carteira de clientes, equipa de gestão e altos padrões de qualidade do serviço”.
Como salienta, “a Península Ibérica é também uma das principais regiões do nosso grupo, com as actuais operações em Algeciras e na área de Barcelona e os nossos planos de expandir ainda mais a nossa presença na região”. A aquisição da Frissul e da Frigomato “amplia a nossa cobertura geográfica e potencia a nossa capacidade de oferecer uma completa solução de transporte e distribuição para os nossos clientes”.
Rui Branquinho, sócio da Inter-Risco, SCR, AS e ex-presidente da Cold Land, refere que “nos últimos anos, a Frissul tornou-se líder de mercado em serviços de armazenagem e transporte de temperatura controlada (negativa) em Portugal”. O responsável sublinha o orgulho de “ter feito parte do desenvolvimento da empresa e contribuindo para a construção de uma equipa excelente que levou a empresa a um novo patamar, adquirindo a infra-estrutura frigorífica da Frigomato e expandindo as instalações na área do Carregado, resultando em um aumento da capacidade de armazenamento superior a 50%”.
Ao longo do seu percurso, o objectivo do grupo passava “por desenvolver uma empresa líder de mercado em Portugal, expandido as instalações existentes”. Durante este processo, a Cold Land adquiriu a Frigomato e integrou os seus serviços com os da Frissul.
Afonso Almeida, CEO da Cold Land, foi convidado pela Inter-Risco para se juntar à equipa da Cold Land, logo após a aquisição da Frissul. “Encontrei uma empresa fantástica, com uma equipa surpreendente e grande apoio aos accionistas”, diz, acrescentando que “estamos extremamente orgulhosos do trabalho que desenvolvemos em conjunto nos últimos anos e acredito que este trabalho foi reconhecido pelo interesse do grupo Agro Merchants na integração da Cold Land na sua rede de armazenagem frigorífica”. Segundo Afonso Almeida, “acreditamos que com esta aquisição, a Cold Land continuará a afirmar o seu papel proeminente no mercado e a desenvolver as suas potencialidades, num mundo cada vez mais integrado logisticamente”.
Para o CEO da Portugal Ventures, Celso Guedes de Carvalho, “esta saída reflete o compromisso da Portugal Ventures em encontrar as melhores oportunidades de negócio para a sua carteira de empresas. Estamos orgulhosos de ter feito parte do crescimento da Cold Land até à sua venda a uma das principais empresas internacionais no sector”.
A Agro Merchants foi fundada em Janeiro de 2013. Com o seu parceiro financeiro Oaktree Capital Management, sediado em Los Angels, conta com 6,3 milhões de m3 a temperatura controlada na Irlanda, EUA, Austria, Austrália, Espanha, Brasil, Chile e Holanda. Nos últimos anos adquiriu o The Mullica Hillgroup, Charleston, Dean’s Services, Nordic Logistics and Warehousing (EUA), Gestión Frio Algeciras e APC Logistics (Espanha), Wiener Kühlhaus (Austria), Europe Total Logistics, Harthorn Logistics, ADB Cool Company, Opticool (Holanda), CastleCool, The Sawyers Group (Irlanda), Lucca, Icestar (Chile), Comfrio Soluções Logisticas (Brasil) e Doboy Cold Stores (Austrália), entre outras.

Partilhar este artigo...Share on Facebook0Share on LinkedIn3Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone